22 de set. de 2009

Ícones



Até que ponto os ícones influenciam na navegabilidade?

Situação: site com ícone e site sem ícone.

Primeiridade: quando abrimos uma janela com uma interface sem ícones, logo nos vemos uma pouco confusos pois a informação está com muito texto e isso embaralha o conteúdo então fechamos e procuramos o que queremos em um site mais "limpo"

Secundidade: Associarmos os ícones que vemos no segundo site com alguma experiência fenomenologica que tivemos é evidente. Se procuramos música e vemos um ícone de "play" ou de nota musical, logo associaremos com a música pois já vimos em outros lugares este ícone, já tivemos algum experiencia com tal "desenho" para lembrarmos e associarmos.

Terceiridade: conclui que um site com mais ícones é mais organizado e de fácil navegabilidade.

Concordam?

4 comentários:

  1. Sim eu concordo com vc Lê, mais vc tbm tem q concordar q tem site sem icones que são limpos e tem uns com uns icones q vai pa merda, nem um Astrofisico perito em incones intende.!!!
    ahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. No caso da segundidade, voce destacou, nessas imagens, o seu aspecto indicial. Um ícone está em primeiridade, por pura possibilidade ou semelhança. Ao nos sugerir outras imagens ou ideias, elas (as imagens) evidenciam o seu aspecto de índice (este sim, de segundidade).

    No caso do terceiro ponto, Santaella esclarece, no seu livro "A Assinatura das Coisas", que uma boa obra deve sempre equilibrar todos as categorias. Ou seja, trazendo para a questão abordada, um bom site seria aquele que consegue equilibrar os ícones, os índices e os símbolos (sempre, é claro, dentro de todas as categorias fenomenológicas)

    Seu blog é sensacional. Estou sempre por aqui!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Legal Caio!
    Bem abordado!
    O blog é novo por tanto no começo estou "familiarizando" as pessoas com o tema (que é um pouco "complicado") por isso aplico somente a primeira tríade (por enquanto).
    Mas o que comentou sobre os ícones em sites foi muito bem explicado e certo.
    Espero que continue acompanhando e se tiver sujestões de temas, mande. Podemos abrir discussões e divulgar mais a semiótica.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. da dor nos olhos ler esse blog que droga em muda essa cor de vermelho pra branco!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger