31 de ago. de 2009
Lei Antifumo
Me digam..
Se a lei serve para todos os lugares que são cobertos (aliás os que tem marquises já são condenados a multa) como farão os centros de umbanda?
a situação é:
Primeiridade:pessoas reunidas em um ambiente religioso fechado (com teto e marquises) onde, outras pessoas recebem entidades para trabalho espiritual que em muitos casos acendem cigarros.
Secundidade: será medo da vigilância? Será respeito? Será vista grossa? Será que é permitido cigarros nesses ambientes? O que será?
Terceiridade: eu não cheguei a nenhuma conclusão. E, vocês?
25 de ago. de 2009
Deixa o verão - Los Hermanos
Eis a música:
Deixa eu decidir se é cedo ou tarde espere eu considerar, ver se eu vou assim chique-à-vontade, qual o tom do lugar? Enquanto eu penso você sugeriu um bom motivo pra tudo atrasar e ainda é cedo pra lá chegando às seis tá bom demais,deixa o verão pra mais tarde. Não tô muito afim de novidade fila em banco de bar, considere toda hostilidade que há da porta pra lá. Enquanto eu fujo você inventou, qualquer desculpa pra gente ficar e assim a gente não sai que esse sofá tá bom demais, deixa o verão pra mais tarde.
E eu digo,cá entre nós deixa o verão pra mais tarde.
Temos na letra duas opções: sair ou não.
Primeiridade: ao ler a letra, percebe-se uma ausência de ânimo e ao escutar a musica percebe-se um espaço de tempo logo após a primeira frase: “deixa eu decidir se é cedo ou tarde espera e considerar”, e que esse tempo é conotado através de uma sonoplastia de relógio. Depois do espaço de tempo o autor coloca obstáculos para a situação, como enquanto ele pensa sua parceira (sujeito oculto, já que seu nome, sua voz não aparecem, apenas a frase que se refere a ela: “...enquanto eu penso você sugeriu um bom motivo pra tudo atrasar..”) e quando diz estar cansado de enfrentar fila. Mais uma vez o autor coloca obstáculos referente a saída, na frase: “Enquanto eu fujo você inventou, qualquer desculpa pra gente ficar e assim a gente não sai..”, e a situação é finalizada com a frase: “ deixa o verão pra mais tarde.” Onde é repetida, mas com um tom de aceitação da parceira:” eu digo,cá entre nós deixa o verão pra mais tarde”.
Secundidade: ao associar o primeiro contato com a música temos: um casal que tem a opção de sair, mas preferem ficar em casa.
Terceiridade: Concluí (opinião particular, se alguém tem outra conclusão, comentem. Pois as experiências são diferentes): Enquanto o mundo lá fora acontece na rotina “solteira”, na rotina de idas e vindas, quando se encontra alguém pra acompanhar o “nada” sempre é mais interessante, o sofá é mais gostoso e a companhia é perfeita, tanto lá quanto cá.
Terceiridade: Concluí (opinião particular, se alguém tem outra conclusão, comentem. Pois as experiências são diferentes): Enquanto o mundo lá fora acontece na rotina “solteira”, na rotina de idas e vindas, quando se encontra alguém pra acompanhar o “nada” sempre é mais interessante, o sofá é mais gostoso e a companhia é perfeita, tanto lá quanto cá.
=D
24 de ago. de 2009
Merchindising
Ontem, fui ao Carrefour e quando estava na fila do caixa rápido, vi um copo de plástico com o logo da nova Antarctica Subzero, na prateleira. O copo estava com a cerveja pela metade.
Essa foi a situação. Analisando semióticamente, percebi que:
Primeiridade: tive o primeiro contato com aquela cena. Um pouco estranha, já que o copo estava na prateleira de balinhas e docinhos que o trade coloca na fila para o consumidor não "esquecer" de levar, por tanto, o que um copo de plástico com o logo da nova Antarctica Subzero com cerveja pela metade, estaria fazendo ali? Oo
Secundidade: Associei: "ah, pode ser que eles fizeram uma campanha de amostra grátis do novo produto e alguem deixou o copo na fila"
Terceridade: Conclui. Sim, realmente foi feita uma ação de merchindising do novo produto e a distribuição gratuita da cerveja para o público conhecer. =]
21 de ago. de 2009
A Primeira Tríade
A análise de um signo (qualquer representante, imagem que venha a mente quando falado um nome por exemplo: bola, imediatamente vem uma imagem de bola na mente, porém a bola que você visualiza não é a mesma que as outras pessoas vizualizam) é feita a partir das associações acima, com as seguintes etapas:
Primeiridade: é o primeiro contato com o objeto. Continuando com o exemplo da bola, temos uma esfera colorida ou não, logo nos vem uma imagem a mente de alguma experiencia que tivemos com essa esfera.
Secundidade: é a associação com a experiencia que tivemos. Imediatamente virá a sua mente uma lembrança de uma experiência com uma bola, logo pensa: "provavelmente isso seja uma bola".
Terceiridade: é a conclusão. Depois de ter tido o primeiro contato e associado com alguma experiência você conclui: "é uma bola".
Assinar:
Postagens (Atom)